Tecnologias educacionais no apoio ao ensino da assistência de enfermagem à mulher e à criança

Introdução: O aprendizado moderno proporcionado pelas tecnologias educacionais enfatiza a necessidade de empoderar um educador cada vez mais articulado, que consiga proporcionar um ensino em saúde embasado na problematização da prática clínica, articulando a teoria à prática e estimulando a autonomia do estudante no processo de aprendizagem. Para tanto, a valorização das expectativas individuais e coletivas do educando, as peculiaridades de cada comunidade, grupo ou ciclo social envolvido no processo de ensino-aprendizagem pode ser um influenciador positivo ou negativo na geração e na absorção do conhecimento.

Objetivo geral: Avaliar a efetividade de tecnologias educacionais no apoio ao ensino-aprendizagem da assistência de enfermagem à mulher e à criança.

Objetivos específicos: Avaliar a efetividade do uso de um aplicativo no ensino aprendizagem sobre procedimentos pediátricos e raciocínio diagnóstico na assistência à criança; Avaliar a efetividade do uso de um aplicativo no ensino aprendizagem do raciocínio diagnóstico para assistência à mulher, à criança e à família em processo de amamentação; Avaliar a efetividade de um curso on-line no ensino aprendizagem sobre prevenção do câncer do colo do útero.

Método: Trata-se de um estudo do tipo quasi-experimental, não-equivalente, do tipo anterior e posterior. Esta proposta de estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Avaliação da implementação de Tecnologias Educacionais”.

Estudos quasi-experimentais envolvem a manipulação de uma variável independente, porém, sem controle total das variáveis de estudo. Esse delineamento permite testar relações entre causa e efeito, podendo sustentar afirmações causais. Os estudos do tipo anterior e posterior consistem na avaliação de grupos de estudo antes e depois da exposição a determinada intervenção, sendo úteis para verificação de diferenças no desfecho após essa exposição (POLIT, BECK, HUNGLER, 2012).

O local de estudo será o curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, e os participantes serão os estudantes deste curso. A participação dos estudantes será dividida em quatro etapas:

  1. Etapa 1: realização do pré-teste – consiste na avaliação do conhecimento prévio antes de utilizar a tecnologia;
  2. Etapa 2: aplicação/uso da tecnologia;
  3. Etapa 3: realização do pós-teste imediato – que consistirá na avaliação do conhecimento destes após uso imediato de cada tecnologia educacional;
  4. Etapa 4: realização do pós-teste tardio – o estudante terá acesso a TE por 7 a 10 dias.

Resultados esperados: Ampliar o conhecimento acerca do uso de ferramentas tecnológicas no ensino aprendizagem; Ampliar o número de tecnologias educacionais relacionadas a Enfermagem; Inovar nos processos de ensino-aprendizagem ao utilizar tecnologias; Espera-se promover a participação do estudante como protagonista do seu processo de aprendizado; Contribuir na capacitação de graduandos e enfermeiros quanto a área tecnológica e na temática da assistência a saúde da mulher e da criança; Contribuir para a qualidade da assistência à saúde da população e organização do serviço de enfermagem através do ensino do processo de enfermagem, aprimoramento dos recursos metodológicos e humanos.

Palavras chaves: Tecnologia Educacional, Aplicativos móveis, Processo de Enfermagem, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Gamificação.

Referência: POLIT, D.F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática da Enfermagem. 7.ed. Porto Alegre (RS): Artmed, 2016.

Projeto financiado: CNPq – Processo: 312662/2021-1.

Coordenação: Cândida Caniçali Primo.