Projeto Políticas e Tecnologias para a Segurança do Paciente: Avaliação, Implantação e Monitoramento

RESUMO:

Introdução: A segurança do paciente corresponde à redução ao mínimo aceitável do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Busca se por meio da melhoria contínua dos processos de cuidado e da aplicação de tecnologias da saúde, contribuir com a disseminação da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

Objetivo: Avaliar as políticas e práticas sobre segurança do paciente. Elaborar tecnologias voltadas para a segurança do paciente; Implementar as políticas e tecnologias relacionadas a segurança do paciente; Monitorar a implantação de políticas e tecnologias voltadas para a segurança do paciente.

Método: Trata-se de uma pesquisa de implementação que busca compreender o comportamento dos profissionais e da equipe de apoio, organizações, consumidores e membros da família, e formuladores de políticas no contexto como influências-chave na adoção, implementação e sustentabilidade de intervenções e diretrizes de saúde baseadas em evidências.

Serão realizados estudos quantitativos e qualitativos para desenvolver uma base de conhecimento acerca da melhoria contínua dos processos de cuidado, de educação e gestão e do uso de tecnologias relacionadas a segurança do paciente.

Será desenvolvido em todas as unidades de internação e ambulatoriais do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes, e a população de estudo engloba pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde, gestores e profissionais de apoio do hospital.

A pesquisa será realizada em 5 etapas: 1) Diagnóstico Situacional; 2) Elaboração da tecnologia e organização do processo de implantação; 3) Oficinas de sensibilização e capacitação; 4) Implantação e acompanhamento; 5) Monitoramento da implantação da política e tecnologia. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital.

Resultados esperados: Espera-se que este projeto contribua com a implantação de melhorias contínuas e de tecnologias em saúde e enfermagem voltadas para a segurança do paciente. E contribua em conhecer os mecanismos, as condições contextuais para a implantação, funcionamento e sustentabilidade das intervenções que aprimorem a segurança do paciente no Hospital.

Palavras-Chaves: Qualidade da assistência à saúde; Segurança do paciente; Tecnologia; Ciência da Implementação; Prática Clínica Baseada em Evidências.