Projeto AMAMENTA: Integrando Família, Profissionais e Sociedade na Promoção e apoio a Amamentação

RESUMO:

O projeto de extensão AMAMENTA é realizado desde 2009, articulando extensão-ensino-pesquisa com produção de novos conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação. Amamentar é uma estratégia essencial para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, contribui para a boa saúde e ao bem-estar, desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais.

O projeto de extensão utiliza o referencial teórico da Teoria Interativa de Amamentação e tem como metodologia de trabalho: 1) Grupo de estudo mensal sobre as temáticas: amamentação, cuidados perinatais à mulher e à criança e tecnologias em saúde; 2) Atendimento individual às mulheres/crianças/famílias no Banco de Leite Humano e Maternidade; 3) Ações educativas que buscam integrar os saberes populares e acadêmico; e 4) Desenvolvimento de pesquisas e tecnologias educacionais em saúde.

O projeto proporciona aos estudantes uma visão de promoção, prevenção e cuidado com a mulher e o recém-nascido integrando ensino-serviço-comunidade; permite a incorporação de novos conhecimentos para os acadêmicos, mulheres e familiares, agregando os saberes populares-científico; contribuiu na implementação e fortalecimento das politicas públicas nacionais de incentivo ao aleitamento materno.

O projeto amplia as oportunidades de formação e de qualificação dos estudantes, o que resultou nesses anos em enfermeiros autônomos e empreendedores com clínica ou consultório de amamentação em Vitória, Serra, Castelo e Venda Nova do Imigrante contribuindo na implementação de estratégias para o desenvolvimento regional e melhora dos índices de amamentação da comunidade capixaba.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO AMAMENTA 

Introdução

A amamentação é um processo que permite uma interação dinâmica entre a mãe, o lactente e o meio em que estão inseridos, visando obter os inúmeros benefícios advindos do leite humano diretamente da mama, sendo cada evento uma experiência única (PRIMO; BRANDÃO, 2017). Amamentar ultrapassa os conceitos biológicos, sendo um fenômeno complexo que pode sofrer influência de fatores biológicos, psicológicos, culturais, sociais, econômicos e políticos (CAMARGO et al., 2018; PRIMO et al., 2019).

Diante desses diversos fatores, é imprescindível uma preparação desde o pré-natal até o puerpério junto à mulher, a sua rede de apoio familiar e à equipe de saúde. Para que a mulher seja empoderada e se sinta apta para cuidar de si e do seu filho e não desmame precocemente (PRIMO et al., 2015; ALVARENGA et al., 2017; BARBOSA et al., 2018; SOUZA et al., 2020).

Entendendo essas necessidades e sabendo da importância da amamentação como uma estratégia essencial para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, o projeto AMAMENTA é realizado desde 2009, articulando extensão-assistência-ensino-pesquisa com produção de novos conhecimentos e tecnologias. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem em parceria com o Banco de Leite e Maternidade do Hospital Universitário em Vitória, com o objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação.

Desenvolvimento e Resultados do Projeto

O projeto de extensão utiliza o referencial teórico da Teoria Interativa de Amamentação e tem como metodologia de trabalho: 1) Grupo de estudo mensal sobre as temáticas: amamentação, cuidados perinatais à mulher e à criança e tecnologias em saúde; 2) Atendimento individual às mulheres/crianças/famílias no Banco de Leite Humano e Maternidade; 3) Ações educativas que buscam integrar os saberes populares e acadêmico; e 4) Desenvolvimento de pesquisas e tecnologias educacionais em saúde.

Participam do projeto docentes, enfermeiras, residentes, graduandos, mestrandos e doutorandos. Anualmente realizamos em torno de 1.000 a 1.500 atendimentos a mãe e a criança buscando uma interação dialógica e troca de conhecimentos; e várias ações educativas junto com a sociedade em diversos locais da grande Vitória.

Em 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, e em agosto temos a Semana Mundial de Amamentação. O mês de agosto foi designado como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação.

Assim, anualmente, em maio e agosto realizamos ações de educação em saúde em parceria com o BLH e docentes e discentes de outros cursos da saúde da UFES. As ações são realizadas na comunidade, em shopping center, unidades de saúde, nos ambulatórios do hospital universitário e em parques municipais.

Desde 2022 nas ações de maio e agosto estamos integrando com outros projetos de extensão do curso de nutrição e fonoaudiologia, para que os estudantes possam interagir e desenvolver habilidades conjuntas, visando promover a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade.

No projeto também desenvolvemos tecnologias educacionais: desenho animado sobre amamentação (disponível: https://www.youtube.com/watch?v=G2trMZ2dAa4&list= PL6mPHxoSz3D3j42r8yXLzeAWbwCge6hhi&index=4), aplicativo CuidarTechAmamenta (disponível na Play Store), álbum seriado, folders, rotinas técnicas.

O grupo de estudo tem se mostrado como uma ótima ferramenta didática, pois proporciona aos participantes momentos de reflexão e aprendizado, dando-lhes oportunidade de expor suas dúvidas e seus pontos de vista acerca dos temas estudados e incorporando em sua vida profissional a leitura e a pesquisa científica.

A realização dos atendimentos clínicos proporciona aos estudantes uma visão de promoção, prevenção e cuidado com a mulher e o recém-nascido integrando ensino-serviço-comunidade; permite a incorporação de novos conhecimentos para os acadêmicos, mulheres e familiares, agregando os saberes populares-científico. Os estudantes vivenciam cotidianamente uma assistência multiprofissional, embasada nas evidencias científicas, protocolos clínicos, possibilitando uma articulação mais efetiva entre a assistência e o ensino teórico na graduação.

O projeto utiliza metodologias transformadoras, aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para melhoria das condições de saúde das mulheres, crianças e famílias. O projeto é uma tecnologia social, pois tem compromisso com a criação de um espaço de descoberta e necessidades das mães e famílias. Nas rodas de conversa e nas ações educativas os participantes têm um espaço de diálogo, troca de experiências, aprendizado; sistematizando os conhecimentos; e tendo acesso e apropriando-se de novas tecnologias.

O projeto possibilitou o desenvolvimento de pesquisas, conforme aponta o papel da extensão universitária que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e a sociedade. Todas as referencias citadas ao final são derivadas de pesquisas em parceria membros do projeto.

Ao longo desses anos, os estudantes apresentaram trabalhos científicos em diversos congressos e eventos nacionais e internacionais. O projeto já recebeu alguns prêmios pelas pesquisas e tecnologias desenvolvidas.

O projeto traz grande impacto na formação e no futuro dos extensionistas, pois amplia as oportunidades de qualificação dos estudantes, o que resultou nesses anos na formação de empreendedores e enfermeiros autônomos com clínicas, consultórios ou consultorias em amamentação atuando em Vitória, Serra, Castelo e Venda Nova do Imigrante (podem ser comprovados pelos Instagram @amebabyca; @consultorapaulamiranda; @camilacottaconsultoria; @helaine.mocelin) contribuindo na implementação de estratégias para o desenvolvimento regional e melhora dos índices de amamentação da comunidade capixaba.

 

Conclusão

Os discentes participam ativamente integrando teoria e prática em tempo real na assistência clínica à mulher e à criança no processo de amamentação. A equipe juntamente com os discentes assume papeis ativos na construção do conhecimento de modo a promover uma aprendizagem significativa vindo a contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades aos futuros profissionais. O projeto permitiu a incorporação de novos conhecimentos e a ampliação da autoconfiança das acadêmicas.

O projeto contribui na formação do graduando e proporciona interação com as diferentes categorias profissionais onde todos os envolvidos ganham ampliando seus conhecimentos, compartilhando responsabilidades e aperfeiçoando o modo de prestar assistência clínica de qualidade, com eficiência e resolutividade embasado nos princípios do Sistema Único de Saúde e na Política Nacional de Proteção, Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno.

Referências

ALVARENGA, S.C. et al. Fatores que influenciam o desmame precoce. AQUICHAN. v.17,n.1, p 93-103, 2017.

BARBOSA, D. M. et al. Avaliação dos fatores associados ao trauma mamilar. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online), v.10, p.1063 – , 2018.

CAMARGO, J. F. et al. Experiência de amamentação de mulheres após mamoplastia. Revista Escola Enfermagem Usp, v.52, p.e03350 – , 2018.

PRIMO, C.C., et al. Redes sociais que apoiam a mulher durante a amamentação. Cogitare Enfermagem. v.20, n.2, 2015.

PRIMO, C.C.; BRANDAO, M. A. G.; Teoria Interativa de Amamentação: elaboração e aplicação de uma teoria de médio alcance. Rev. Bras. Enferm., v. 70, n. 6, p. 1191-1198,  dez.  2017.

PRIMO, C. C. et al. Women’s perception about space for breastfeeding: support in interactive breastfeeding theory. REME. Revista mineira de enfermagem, v.23, p.e-1261, 2019.

SOUZA, C. O. N. et al. Interactive breastfeeding scale: proposition based on the middle-range theory of nursing. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem, v.22, p.e20170213 – , 2018.