Avaliação da implementação de Tecnologias Educacionais
Introdução: Na complexa tarefa de ensinar e aprender as tecnologias educacionais utilizam-se dispositivos de mediação que facilitam a disseminação da informação. Nesse contexto, estas devem ser incentivadas e incorporadas ao curso regulamentar de ensino.
Objetivo geral: Avaliar a efetividade de tecnologias educacionais no apoio ao ensino-aprendizagem da assistência de enfermagem.
Objetivos específicos: Avaliar a efetividade do uso de aplicativos no ensino aprendizagem sobre assistência de enfermagem; Avaliar o impacto do uso de gamificação e jogos no ensino aprendizagem sobre assistência de enfermagem; Avaliar os efeitos do uso de cursos on-line no ensino aprendizagem sobre assistência de enfermagem; e Conhecer os benefícios e desafios para o uso de tecnologias educacionais no apoio ao ensino-aprendizagem da assistência de enfermagem.
Método: Trata-se de um estudo do tipo quasi-experimental, não-equivalente, do tipo anterior e posterior. Estudos quasi-experimentais envolvem a manipulação de uma variável independente, porém, sem controle total das variáveis de estudo. Esse delineamento permite testar relações entre causa e efeito, podendo sustentar afirmações causais. Os estudos do tipo anterior e posterior consistem na avaliação de grupos de estudo antes e depois da exposição a determinada intervenção, sendo úteis para verificação de diferenças no desfecho após essa exposição (POLIT, BECK, HUNGLER, 2012).
O local de estudo será o curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, e os participantes serão os estudantes deste curso. O curso de graduação possui, atualmente, 8 períodos, cada turma tem em torno de 30 estudantes, totalizando 240 estudantes ao ano.
Cada tecnologia será aplicada a um grupo de estudantes. Os grupos serão por conveniência, com participação de, no mínimo, trinta sujeitos em cada grupo. O estudo será aplicado 3 anos seguidos. Para avaliação longitudinal da aprendizagem e motivação dos estudantes. Estudantes menores de 18 anos não participarão da pesquisa. Serão avaliadas as tecnologias educacionais: jogos/gamificação, aplicativos e cursos online relacionados ao ensino em enfermagem.
A participação dos estudantes será dividida em quatro etapas:
- Etapa 1: realização do pré-teste – consiste na avaliação do conhecimento prévio antes de utilizar a tecnologia;
- Etapa 2: aplicação/uso da tecnologia;
- Etapa 3: realização do pós-teste imediato – que consistirá na avaliação do conhecimento destes após uso imediato de cada tecnologia educacional;
- Etapa 4: realização do pós-teste tardio – o estudante terá acesso a TE por 7 a 10 dias.
O projeto foi encaminhado à Direção do Centro de Ciências da Saúde da UFES e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do CCS.
Resultados esperados: Ampliar o conhecimento acerca do uso de ferramentas tecnológicas no ensino aprendizagem; Inovar nos processos de ensino-aprendizagem ao utilizar tecnologias; Espera-se promover a participação do estudante como protagonista do seu processo de aprendizado.
Palavras chaves: Tecnologia Educacional, Aplicativos móveis, Processo de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação à Distância, Tecnologia da Informação, Gamificação.
Referência: POLIT, D.F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática da Enfermagem. 7.ed. Porto Alegre (RS): Artmed, 2016.