Aplicativo educacional sobre pré-natal e infecções sexualmente transmissíveis na gestação
Introdução: A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, que se relaciona a aspectos sociais, econômicos, biológicos e culturais, que eleva o risco de morbimortalidade materna-infantil. Na adolescência, a não adesão às medidas de prevenção para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), associada ao início da vida sexual, bem como a necessidade de afirmação grupal envolvendo-se em comportamentos de experimentação arriscada, tornam esta população mais suscetível às IST’s. Nesse contexto as intervenções de educação em saúde contribuem reduzindo o risco, possibilitando que essas mães jovens tenham seus filhos em um ambiente mais apropriado.
Objetivo geral: desenvolver um aplicativo sobre cuidados no pré-natal e IST’s. E Objetivos Específicos: Elaborar o conteúdo de histórias e jogos sobre infecções sexualmente transmissíveis; Desenvolver um aplicativo com o conteúdo sobre cuidados no pré-natal e infecções sexualmente transmissíveis; Validar o aplicativo com profissionais de saúde e público alvo.
Método: Trata-se de uma pesquisa participativa baseada no referencial da Knowledge Translation – Tradução do Conhecimento – TC, a qual é desenvolvida a partir da necessidade de que o conhecimento oriundo das pesquisas acadêmicas transcenda as publicações científicas para o uso na prática assistencial em saúde.
Os participantes da pesquisa serão mulheres, suas parcerias/acompanhantes que realizam o pré-natal e consulta ginecológica na unidade, escolhidas por conveniência, conforme comparecimento no local para consulta ou participação em atividades educativas.
Resultado esperado: contribuir para o desenvolvimento de uma ferramenta inovadora para abordagens de educação voltada para os cuidados pré-natal e prevenção das IST. Os jogos educativos em aplicativos consistem em um processo interativo que implica na aquisição de conhecimento, desenvolvimento de habilidades cognitivas e afetivas, e estimula a mudança de comportamento e atitude em relação aos cuidados pré-natal e as IST’s. A pesquisa contribui no fortalecimento dos pesquisadores do CuidarTech trazendo possibilidade de consolidação da linha de pesquisa e visa consolidar o Laboratório como referência no desenvolvimento de tecnologias educacionais e digitais.
Descritores: Aplicativos móveis, Cuidado Pré-Natal, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Tradução do Conhecimento, Tecnologia Educacional.
Projeto financiado: EDITAL FAPES Nº 20/2022 – Chamada de Apoio a Núcleos Capixabas Emergentes Em Pesquisa.
Coordenação: Cândida Caniçali Primo.
Membros: Angélica Espinosa Barbosa Miranda; Eliane de Fátima Almeida Lima; Paula de Souza Silva Freitas; Márcia Valéria de Souza Almeida; Mara Rejane Barroso Barcelos; Paola Pinheiro Bernardi Primo; Greyce Pollyne Santos Silva Minarini; Wânia Ribeiro Trindade